segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

United Colors of Football

Aproxima-se o Campeonato do Mundo de Futebol – o Brasil 2014 – e o entusiasmo já está instalado na comunicação social dos 32 países participantes, sobretudo depois do sorteio das equipas que vão integrar cada um dos 8 grupos. O sorteio teve transmissão televisiva em directo para todo o mundo e os resultados desse sorteio deram origem a muitos comentários relativos às hipóteses de cada equipa passar ou não passar a 1ª fase. Uns mais eufóricos que outros, mas todos muito confiantes. Sabemos como o futebol se tornou uma das maiores indústrias do nosso tempo e como os jogadores mais talentosos são contratados pelas equipas mais ricas que, cada vez mais, são uma miscelânea de nacionalidades. Assim, há equipas inglesas com poucos ou nenhuns jogadores ingleses, há equipas portuguesas com poucos jogadores portugueses e o mesmo acontece na generalidade dos países europeus.
Hoje o diário desportivo as, que se publica em Madrid, publica uma fotografia de seis futebolistas do Real Madrid que, certamente, estarão no Brasil em Junho de 2014 a representar a Argentina, França, Espanha, Portugal, Brasil e Croácia. O que é curioso é que, mesmo em Portugal, a equipa do Futebol Clube do Porto poderia juntar numa mesma fotografia, não seis mas nove jogadores que provavelmente vão estar no Brasil a representar Portugal, Brasil, França, Argentina, Rússia, México, Bélgica, Colômbia e Argélia. Esses atletas trabalham para o mesmo clube que lhes paga os seus avultados salários, passam um ano inteiro conjuntamente em treinos, estágios, viagens, concentrações e jogos, habituam-se a falar a mesma língua e, depois, por uma só vez, encontram-se frente a frente durante 90 minutos a jogar por diferentes equipas.
Esta verdadeira salada futebolística obriga-nos a pensar o Brasil 2014 como uma grande festa desportiva cheia de bons actores e não como uma  guerra entre nações rivais.

Sem comentários:

Enviar um comentário