terça-feira, 14 de janeiro de 2014

A minha Pátria é a língua portuguesa

A cerimónia de entrega do prémio de melhor futebolista do mundo a Cristiano Ronaldo, ontem transmitida pela televisão a partir de Zurique, foi vista por muitos milhões de espectadores em todo o planeta. Hoje, tive a curiosidade de observar as primeiras páginas de um grande número de jornais que se publicam em todo o mundo e verifiquei que essa notícia é destacada em muitas dezenas deles e que é ilustrada com expressivas fotografias. Não há memória de alguma vez, designadamente nesta era da globalização da informação, o nosso país ter estado envolvido num acontecimento mediático desta envergadura.
Um dos aspectos mais curiosos da espectacular Gala da FIFA foi o facto de ter sido falada em várias línguas, com destaque para o inglês e o português. A língua portuguesa esteve em evidência por ter sido utilizada nos emocionados agradecimentos de Pélé (que recebeu um prémio honorário que homenageia a sua carreira) e por Cristiano Ronaldo que recebeu a Bola de Ouro 2013. O Correio Braziliense aproveitou esse facto e "clonou" um futebolista ideal que fala português, meio-Pélé e meio-Ronaldo. Além disso, também as velhas glórias brasileiras que subiram ao palco para promover o Mundial de 2014 utilizaram o português, tal como a apresentadora Fernanda Lima que alternou as suas intervenções entre o inglês e o português.
A imprensa brasileira reparou em tudo isto e utilizou alguns títulos muito sugestivos:
     O português é a língua da bola (Correio Braziliense)
     Os génios falam português (revista Lance)
     Festa em português (O Globo)
Os prémios de Cristiano Ronaldo e Pélé acabaram por prestar um relevante serviço à língua portuguesa e razão tinha Fernando Pessoa quando, pela pena do seu heterónimo Bernardo Soares, escreveu que “a minha Pátria é a língua portuguesa”.

Sem comentários:

Enviar um comentário