segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

R. I. P. Eusébio

Eusébio da Silva Ferreira foi um dos mais talentosos futebolistas portugueses de todos os tempos e faleceu ontem com 71 anos de idade. Natural da antiga cidade de Lourenço Marques onde nasceu em Janeiro de 1942, veio para Lisboa em finais de 1960 para ingressar na equipa do Sport Lisboa e Benfica. Em Maio de 1961 fez o primeiro jogo oficial pela sua nova equipa, em Outubro desse ano estreou-se pela selecção nacional e em Maio de 1962 sagrou-se campeão europeu frente ao Real Madrid. Divulgadas pela recém aparecida televisão, as vitórias internacionais do Benfica e os golos de Eusébio tornaram-se um motivo de orgulho para todos os portugueses, sobretudo para aqueles que haviam emigrado.
Porém, o momento porventura mais emocionante da carreira futebolística de Eusébio terá acontecido no dia 23 de Julho de 1966 no Goodison Park em Liverpool, no jogo dos quartos-de-final do Campeonato do Mundo. Portugal defrontava a Coreia do Norte que, em 25 minutos de jogo já marcara três golos. Foi então que Eusébio comandou uma reviravolta ao marcar quatro golos que asseguraram uma vitória sobre os norte-coreanos, um feito que ainda hoje perdura na memória dos portugueses desse tempo.
Eusébio foi, contudo, muito mais do que um futebolista genial. Ele tornou-se um símbolo e um verdadeiro embaixador ao tornar conhecido o nome de Portugal no mundo, num tempo em que não havia comunicação de massas à escala global e em que Portugal era ignorado no concerto das nações. Portugal e Eusébio tornaram-se sinónimos para milhões de pessoas em todo o planeta e, sem nunca ter renegado as suas origens moçambicanas, ele mostrou sempre grande orgulho em ser português.

Sem comentários:

Enviar um comentário