segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Ronaldo conquistou o Ballon d’Or 2013

Cristiano Ronaldo conquistou a Bola de Ouro de 2013, o que significa que foi eleito como o melhor jogador de futebol do mundo e que deu uma enorme alegria a todos os portugueses, que têm poucas oportunidades para ver internacionalmente reconhecido o mérito dos seus filhos. Numa época em que o futebol se globalizou e se tornou no maior fenómeno social de massas, esta distinção premeia as superiores qualidades e talentos futebolísticos de Ronaldo, o seu profissionalismo e a sua dedicação, mas também a sua correcta atitude perante os interesses que o rodeiam, nomeadamente o complexo mundo do futebol e as sofisticadas máquinas publicitárias. 
Evidentemente que a Bola de Ouro tem um valor simbólico e que há muitos outros futebolistas talentosos, mas no prolongado período de empobrecimento económico e social por que passamos, aquela distinção constitui um prémio que emociona toda a nossa sociedade, em especial os mais desfavorecidos e aqueles que cantam “A Portuguesa” nos estádios e andam vestidos com a camisola 7 da selecção nacional. Para além de levar o nome de Portugal a todo o mundo por muitas e boas razões, o prémio de Ronaldo e as circunstâncias emocionais como o recebeu na gala de Zurique da FIFA também encheram de orgulho os portugueses da diáspora e os novos emigrantes que agora procuram um rumo para a sua vida, dando-lhes um acrescido motivo de satisfação, mas são também uma pequena resposta para aqueles que na esfera internacional nos têm subvalorizado e humilhado.
Cristiano Ronaldo está de parabéns. Os portugueses merecem este Ronaldo e é uma pena não termos muitos mais Ronaldos, espalhados pelos nossos centros de decisão, para nos darem alegrias como esta. 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário