quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Síria: à procura da paz em Montreux

A desejada conferência de paz para a Síria começa hoje em Montreux, mas não se esperam quaisquer resultados imediatos. Depois de cerca de três anos de guerra cruel e sangrenta que matou mais de 130 mil pessoas, fez milhões de refugiados, devastou a economia e destruiu as cidades que antes eram prósperas, os representantes de mais de trinta países vão apelar às partes para negociarem uma solução para o conflito, a que se seguirá, o primeiro frente-a-frente entre os beligerantes ainda esta semana, apenas com a presença dos mediadores das Nações Unidas.
De um lado estarão o Governo Sírio de Bashar el-Assad e os seus aliados libaneses do Hezbollah. Do outro lado estarão os representantes do Estado Islâmico do Iraque e do Levante, dos extremistas da Jabhat Al-Nusra, da Frente Islâmica e do Conselho Superior Militar Sírio. Aparentemente, nenhuma das partes procura ou espera um fim rápido para o conflito, porque do lado do governo tem havido algumas vitórias militares no terreno que pretende consolidar e, do lado da oposição, continua a divisão e a conflitualidade, além de ainda estar longe de alcançar os objectivos mínimos a que se propõe, em especial o afastamento de Bashar el-Assad. Esta primeira ronda de negociações directas mediadas pela Rússia e pelos Estados Unidos vão decorrer durante sete a dez dias, a que se seguirá um curto período de reflexão e de consultas, esperando-se que os diplomatas saibam criar medidas de confiança e levar as partes a dar pequenos passos na direcção da paz, através de acordos de cessar-fogos locais e da abertura de corredores humanitários.
Entretanto, é preciso ter presente que o conflito evoluiu para uma “guerra por procuração” entre o Irão (xiita) e a Arábia Saudita (sunita), mas também entre os interesses da Rússia e dos Estados Unidos. As negociações são, por isso, demasiado complexas e, como diz hoje o Libération, é a paz impossível. Porém, é preciso que não seja assim.

Sem comentários:

Enviar um comentário