sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Carvalho, um português de sucesso

O Miami Herald é um importante diário que se publica em Miami desde 1903 e que tem no seu historial a atribuição de 20 Prémios Pulitzer, o maior galardão do jornalismo americano. Na sua edição de hoje, o jornal destaca em primeira página o seguinte título:
Carvalho named U.S.’ best schools leader.
O nome Carvalho chamou-me a atenção porque se devia tratar de um português e como estamos habituados a ver apenas o nome de Cristiano Ronaldo impresso nos jornais internacionais, não só li a notícia como também procurei saber mais sobre esse nosso compatriota.
Trata-se de Alberto M. Carvalho, um português nascido no Bairro Alto em Lisboa, que emigrou para os Estados Unidos em 1982, depois de completar os seus estudos secundários. Uma vez nos Estados Unidos começou por trabalhar em restaurantes e na construção civil mas estudou sempre, tendo obtido o grau de B.S. em Biology/Biomedical Sciences na Barry University e o grau de Master of Educational Leadership na Nova Southeastern University. Depois, foi professor numa escola secundária durante três anos, dando aulas de Física, Química e Biologia, mas rapidamente foi promovido a assistente de director de uma escola. Desempenhou outros cargos e em 2008 foi escolhido para o cargo de Superintendente das Escolas de Miami-Dade, o quarto maior sistema de educação dos Estados Unidos, gerindo 392 escolas com 350 mil estudantes que falam 56 línguas diferentes, além de 40 mil professores e outros profissionais. Em Dezembro de 2013 foi declarado o Florida’s 2014 Superintendent of the Year e, agora, foi eleito o 2014 National Superintendent of the Year entre os 49 superintendentes estaduais do país. O Miami Herald destacou Alberto Carvalho na sua primeira página, um português bem sucedido de 49 anos de idade!
Talvez o crato queira aprender com ele.

Sem comentários:

Enviar um comentário