quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Um português ao volante do grupo PSA

Estava anunciado desde há alguns meses que o português Carlos Tavares, o ex-número dois da Renault, iria assumir a presidência executiva da PSA Peugeot Citroën, o maior construtor francês de automóveis e o oitavo a nível mundial e, conforme revela a  edição do diário económico francês La Tribune, foi hoje que iniciou essas funções ou, como titula o jornal “se instalou ao volante da PSA.
Carlos Tavares nasceu em Lisboa e tem 55 anos de idade, tendo feito os seus estudos superiores em França. Em 1981 entrou na Renault como engenheiro de ensaios e teve uma carreira diversificada e bem sucedida, mas em 2013 decidiu deixar o grupo Renault, vindo a ser convidado para exercer o comando operacional do grupo PSA Peugeot Citroën, que tem 15 fábricas em diversos países do mundo, incluindo a fábrica de Mangualde que foi inaugurada em 1964, além de dar trabalho a mais de 200 mil trabalhadores. O grupo está presente em 160 países e em 2013 vendeu 2.819.000 veículos e facturou 55,4 mil milhões de euros.
A responsabilidade agora assumida pelo gestor português acontece num momento histórico para a vida do grupo, atingido há dois anos por uma profunda crise devido à sua forte dependência do mercado europeu, de que resultaram prejuízos líquidos de 5 mil e 2,3 mil milhões de euros, respectivamente em 2012 e 2013, o que levou a que a estrutura familiar do grupo que era dominada pela família Peugeot se tivesse alterado com a entrada de dois novos accionistas, casos do Estado francês e do grupo Dongfeng, o segundo maior fabricante de automóveis chinês.
O desafio assumido por Carlos Tavares é de enorme responsabilidade e mostra a confiança que nele foi depositada, além de ser um motivo de orgulho para os milhares de portugueses que trabalham para o grupo PSA Peugeot Citroën, não só em Mangualde, como também nas cinco fábricas francesas do grupo.

Sem comentários:

Enviar um comentário