sábado, 15 de fevereiro de 2014

World Press Photo 2013

Intitula-se apenas  Signal a fotografia que venceu o 57º World Press Photo - a World Press Photo of the Year 2013 - na qual se pode ver um grupo de emigrantes africanos de telemóveis erguidos para o céu e à luz da lua que, a partir da costa do Djibouti, tentam encontrar a rede somali que é mais barata, para poderem falar com os seus familiares. A fotografia foi obtida no dia 23 de Fevereiro de 2013 pelo fotojornalista americano John Stanmeyer nas proximidades da cidade de Djibouti, que é o principal ponto de paragem dos emigrantes da Somália, Etiópia e Eritreia que procuram uma vida melhor na Europa e no Médio Oriente, tendo sido publicada pelo National Geographic Magazine.
Nesta edição do World Press Photo concorreram 5.754 fotojornalistas oriundos de 132 países que submeteram a concurso 98.671 fotografias, que foram apreciadas por um júri de 19 profissionais do fotojornalismo e do documentário. Foram premiadas 56 fotografias nas nove categorias em apreciação, tendo cabido a maior parte dos prémios a fotojornalistas americanos e europeus, enquanto nenhum prémio foi atribuido a fotojornalistas portugueses ou brasileiros.
Tal como acontece anualmente, as fotografias premiadas vão integrar uma exposição itinerante que provavelmente será apresentada em Portugal, tal como tem acontecido todos os anos em Lisboa.
 

Sem comentários:

Enviar um comentário