terça-feira, 8 de abril de 2014

As eleições gerais na Índia - II

Iniciou-se ontem na República da Índia o processo eleitoral que conduzirá à escolha dos 543 deputados que integrarão o Lok Sabha, a câmara baixa do parlamento, mas também a escolha do novo primeiro-ministro do segundo país mais populoso do mundo e o sétimo em área geográfica.
As eleições legislativas indianas mobilizam cerca de 814 milhões de eleitores que exercerão o seu direito de voto em 930 mil zonas eleitorais através do voto electrónico, controlado em todo o território pela Comissão Eleitoral da Índia, sendo um verdadeiro desafio logístico devido à extensão e à diversidade do território nacional, com regiões montanhosas, desertos e florestas. Por isso, o processo eleitoral é muito lento e decorrerá durante 6 semanas, sendo utilizadas 1,4 milhões de urnas electrónicas que serão transportadas para as regiões mais remotas do território por terra, mar e ar, havendo 11 milhões de pessoas envolvidas nessa operações.
As eleições são, principalmente, uma disputa entre Narendra Modi, do partido nacionalista Bharatiya Janata Party (BJP), e Rahul Gandhi, do Partido do Congresso (INC). A campanha eleitoral tem sido muito dinâmica e os temas dominantes têm sido a corrupção, o desemprego, o aumento da inflação, a desaceleração da actividade económica e a segurança das mulheres. No entanto, o tema mais distintivo entre os dois partidos é a segurança nacional e a tensão fronteiriça relativamente aos seus vizinhos/rivais, nomeadamente o Paquistão e a China que, no caso de vitória do BJP, tenderá a reacender-se naquela que é considerada “the most dangerous border of the world”.
Como nota de curiosidade, regista-se o hábito de muitos jornais indianos “venderem” as suas primeiras páginas como publicidade paga e com apelos directos ao voto, como acontece hoje na edição do Hindustan Times.
 

Sem comentários:

Enviar um comentário