quinta-feira, 17 de abril de 2014

Memória histórica no bairro da Mouraria

No coração do bairro da Mouraria, em Lisboa - um bairro por onde não convém andar sozinho e de máquina fotográfica a tiracolo -  não há só a memória do fado, da Severa e da rua do Capelão. Exactamente na Rua do Marquês de Ponte de Lima, Nº 13, está localizado um edifício de grande valor histórico e patrimonial que serviu como convento e que tem anexa a igreja Paroquial de Nossa Senhora do Socorro. O edifício foi doado pelo rei D. João III à Companhia de Jesus em 1542 e foi a primeira casa própria que esta ordem religiosa teve em todo o mundo.
A Companhia de Jesus é uma ordem religiosa cujos membros são designados por jesuítas, foi fundada em 1534 por Inácio de Loiola e mais seis companheiros, entre os quais o basco Francisco Xavier e o português Simão Rodrigues, mas só foi reconhecida pelo Papa em 1540*. O rei D. João III vinha pedindo missionários ao Papa para evangelizar o Oriente e a oportunidade surgiu então. Francisco Xavier foi escolhido e veio para Lisboa, tendo partido para a Índia no dia 7 de Abril de 1541 a bordo da nau Santiago da frota de Martim Afonso de Sousa. Tornou-se o "Apóstolo do Oriente" e hoje é venerado em Goa com grande devoção, mas também um pouco por todo o Oriente. A partir daquela casa da Rua do Marquês de Ponte de Lima, onde funcionou a Primeira Cúria Provincial da Companhia de Jesus que também foi a primeira no mundo inteiro, saíram outras expedições de jesuítas, que chegaram a sítios tão longínquos como o Tibete, Macau, a China e o Japão.
Uma placa assinala a importância histórica deste edifício:
ESTA CASA DOADA POR D. JOÃO III
FOI A PRIMEIRA QUE A COMPANHIA DE JESUS
TEVE COMO PRÓPRIA NO MUNDO INTEIRO
DELA TOMOU POSSE O P. SIMÃO RODRIGUES
COM SEIS COMPANHEIROS A
5 DE JANEIRO DE 1542
EM 1553 COMEÇOU AQUI O PRIMEIRO COLÉGIO
DA COMPANHIA DE JESUS EM PORTUGAL
...

 Actualmente, funciona neste edifício a Direcção de Documentação e História Militar e a Chefia do Serviço de Assistência Religiosa do Exército.

* Em 2013 o cardeal Jorge Mario Bergoglio tornou-se o primeiro jesuíta a ser escolhido para Papa da Igreja Católica, tomando o nome de Francisco.

Sem comentários:

Enviar um comentário