terça-feira, 29 de abril de 2014

O futebol indiano não existe só em Goa

Bengaluru FC, campeão indiano de futebol
O cricket é o desporto-rei da Índia, mas o interesse pelo futebol tem aumentado muito nos últimos anos, com mais equipas, mais jogadores e mais entusiasmo.
Foi na época de 1996-97 que se começou a disputar um campeonato nacional baptizado como Indian National Football League (NFL) que na época de 2007-2008 se tornou na actual I-League e que, nos seus dois formatos, já teve 18 edições. No passado domingo terminou a edição de 2013-2014 da I-League com o triunfo do Bengaluru Football Club, um clube de Bangalore, que é a capital do Estado de Karnataka. Curiosamente, o clube foi fundado há menos de um ano (20 de Julho de 2013) mas foi logo campeão, o que mostra que o poder do dinheiro também já chegou ao futebol indiano. No plantel do novo campeão estão integrados os futebolistas Keegan Pereira, Bruno Colaço, Ricardo Cardoso e Darren Caldeira, cujos apelidos mostram ser originários de Goa.
Goa é o mais pequeno dos 28 Estados da Índia mas é exactamente aquele em que o futebol desperta mais paixões, sendo esse facto apontado muitas vezes como uma herança cultural portuguesa. Nenhum outro Estado indiano tem tantas equipas na I-League e as equipas goesas triunfaram em 9 dos 18 campeonatos disputados até agora: Dempo SC (5 vezes), Churchill Brothers SC e Salgaocar SC (2 vezes cada um). Depois de terem vencido os últimos 7 campeonatos, na época que agora terminou as equipas de Goa classificaram-se, respectivamente, em 3º lugar (Salgaocar SC), 4º lugar (Dempo SC), 5º lugar (Sporting Club de Goa) e 11º lugar (Churchill Brothers SC).
É um bom resultado, mas não é costume que as equipas goesas fiquem ausentes dos dois primeiros lugares da I-League.
 

Sem comentários:

Enviar um comentário