sexta-feira, 11 de abril de 2014

O melhor pastel de nata é... de Alcobaça

O pastel de nata é uma especialidade da doçaria portuguesa que, na sua versão pastel de Belém, foi eleito em 2011 como uma das 7 Maravilhas da Gastronomia Portuguesa. A sua fama internacional é inquestionável e constitui mesmo uma verdadeira atracção turística para nacionais e estrangeiros. Um pouco por todo o país, o pastel de nata pode ser encontrado na generalidade das pastelarias e cafés e, mais recentemente, também passou a vender-se em aeroportos e estações de serviço em embalagens apropriadas.
A partir de 2009 a Confraria do Pastel de Nata tomou a iniciativa de promover a eleição d“O Melhor Pastel de Nata”, através de um concurso que tem sido integrado no Festival “Peixe em Lisboa”. Este ano apresentaram-se ao concurso duas dezenas de pastelarias, o que obrigou a uma pré-selecção que escolheu 12 finalistas, onde se incluiam a Pastelaria Aloma (que venceu o concurso em 2012 e 2013) e a Pastelaria Chique de Belém (vencedora em 2011). Porém, o melhor pastel de nata que este ano foi apreciado pelo júri veio de Alcobaça. A Pastelaria Alcoa, depois de ter conquistado um segundo prémio e dois terceiros lugares em anteriores concursos, conseguiu alcançar o primeiro lugar no concurso de 2014. O segundo e terceiro lugares foram atribuidos a duas pastelarias de Lisboa, estreantes na competição, respectivamente a Biarritz e a Balcão do Marquês.
Agora, para quem viaje pela região Oeste e passe por Alcobaça, pode saborear o melhor pastel de nata de Portugal, ali mesmo em frente do Mosteiro de Alcobaça.

Sem comentários:

Enviar um comentário