quinta-feira, 3 de abril de 2014

Ser deputado no Brasil e em Portugal...

A edição de hoje do Correio Braziliense é demolidora para os deputados brasileiros e, na sua primeira página, destaca o título “#vaitrabalhardeputado”, sugerindo aos leitores que vejam quanto custa aos brasileiros que pagam impostos o dia de trabalho de um político, quer na Assembleia Legislativa (deputados estaduais), quer no Congresso Nacional (deputados federais).
Num pequeno texto introdutório o jornal diz: “Eles foram eleitos para legislar a favor do cidadão. Zelar para que os brasileiros tenham serviços públicos como educação, saúde, segurança e transporte de boa qualidade. Como cada um deles custa 62 milhões anuais [de reais*], e haverá em tese apenas 34 sessões deliberativas em 2014, cada dia de ‘serviço efectivo’ das excelências sairá por 1,8 milhões [de reais*]”. É um escracho. Uma vergonha que se repete também no Congresso Nacional. Feitas as contas, cada uma das sessões de votação na Câmara dos Deputados custará nada menos que 3,75 milhões [de reais*]”.
Eu não possuo números que, sobre os deputados portugueses, possam comparar com os deputados brasileiros. Porém, numa altura em que são severamente cortados os rendimentos dos funcionários públicos e dos pensionistas, os deputados portugueses em finais de 2013 aumentaram os seus vencimentos em 4,99%, passando o seu valor global de 9.803.084 euros para 10.293.000 euros. Ainda mais estranho é o que se passa com os seus Subsídios de Férias e de Natal que beneficiam de um aumento de 91,8%, passando de 1.017.270 euros no orçamento de 2013 para 1.951.376 euros no orçamento para 2014.
E aqui está como o Brasil e Portugal têm, não só um passado histórico e uma língua comuns, mas também uma classe política cheia de semelhanças pouco recomendáveis. Porém, aqui neste jardim lusitano parece que não temos jornalistas com o profissionalismo e a coragem necessárias para investigar estas coisas, nem jornais como o Correio Braziliense para denunciar estas realidades.
*Hoje, um euro tem o valor cambial de 3,11 reais. 

Sem comentários:

Enviar um comentário