domingo, 6 de abril de 2014

Um valente soco no estômago!

Quando esta manhã vi a capa do Correio da Manhã tive a sensação de ter levado um valente soco no estômago, pois não imaginava que o deslumbramento e o fascínio novo-riquista de algumas pessoas e entidades continuasse a ofender os princípios básicos de uma sociedade coesa e solidária como aquela a que aspiram e merecem os portugueses, sobretudo em tempos de recessão e de dificuldades.
Num país em que a taxa de risco de pobreza aumentou em 2012 para 18,7%, ou seja, afectava quase dois milhões de portugueses e que é a mais elevada desde 2005; num país que é o mais desigual no seio da zona euro e em que essa desigualdade se acentuou com o aumento da carga fiscal, o corte nas pensões, o desemprego e a diminuição das prestações sociais; num país em que os jovens perdem a esperança e o entusiasmo e emigram aos milhares; num país em que se envelhece com ansiedade e medo pelas incertezas do futuro; num país em que já se anunciam novos cortes que serão de dois mil milhões de euros; num país em que as funções da saúde, da educação e da segurança social são esvaziadas todos os dias de conteúdos e de sentido social; num país que envelhece e cujo interior se desertifica; num país cujo Presidente diz que temos à nossa espera mais vinte anos de disciplina orçamental e supervisão externa; num país em que a governação está entregue a gente inexperiente e ambiciosa que mente descaradamente e sem vergonha... 
Pois é neste país que o Banco de Portugal, que é a autoridade monetária e que deveria ser exemplar na parcimónia com a despesa e um referencial de contenção, decidiu comprar 17 automóveis topo de gama por 634 mil euros, entre o início de 2013 e Fevereiro deste ano, com a marca alemã BMW a dominar as preferências dos beneficiados e a dar uma “ajuda” aos alemães no (des)equilíbrio das nossas contas externas. É o regresso de um feudalismo dos tempos modernos com a recuperação das relações de vassalagem, em que os servos trabalham e pagam os tributos aos senhores feudais. É um caso de falta de senso. É uma vergonha!
 

1 comentário:

  1. A direita, que acha o pior dos investimentos tirar um ser humano da rua e reintegrá-lo na sociedade, deve estar radiante por ajustar contas com o 25 de Abril, como se vê aliás, pelos "tweets" de alguns jovens secretários de Estado amantes do "salve-se quem puder americano" quando não do próprio Mussolini. Apenas sabemos que somos palhaços, marionetas e que estamos a ser empurrados para a sargeta por países que nos detestam e por uma classe política conivente, que vende os pais e o seu país por uns quantos euros, sem ter a minima ideia do que custou a gerações deixar-nos este rectangulo, esta democracia e estas instituições como a EDP e a TAP, entre outras.

    ResponderEliminar