quinta-feira, 8 de maio de 2014

A construção naval espanhola reanima-se

Os jornais galegos anunciaram hoje com grande destaque que os estaleiros públicos Navantia, na cidade de Ferrol, vão construir um buque de acción marítima (BAM) que representa um investimento de 200 milhões de euros e que essa encomenda garantirá cerca de 500 postos de trabalho durante um período de 30 meses. A notícia informa que nos estaleiros da Navantia situados na Bahía de Cadiz será construído um navio idêntico, pelo mesmo preço e com o mesmo impacto no emprego. A importância destas encomendas é enorme para a economia de duas das mais debilitadas regiões da Espanha – Galiza e Andaluzia – pois irá ter uma grande repercussão no emprego directo daquelas regiões autónomas, mas também nas suas indústrias a montante. No entanto, a oposição espanhola veio lamentar que o governo de Mariano Rajoy tivesse anunciado estas decisões de investimento em vésperas das eleições europeias, o que para ela significa uma lamentável cedência ao eleitoralismo.
O BAM é um navio modular que desloca 2500 toneladas e tem 93,9 metros de comprimento, resultando de um projecto desenvolvido pela Navantia e pela Armada espanhola, que pode ser adaptado a diferentes propósitos – navio polivalente, navio de operações contra o tráfico, navio hidro e oceanográfico, navio de busca e salvamento, etc. Os dois navios que vão ser construídos serão semelhantes aos que recentemente estiveram nas águas da Somália para proteger os atuneiros espanhóis, têm uma guarnição de 35 elementos, são altamente automatizados, possuem plataforma para um helicóptero e podem adicionalmente embarcar 110 elementos.
Aqui em Portugal, como algumas vezes salientamos, não se aproveitaram as potencialidades da nossa indústria naval para satisfazer as necessidades de um país que possui a maior Zona Económica Exclusiva da União Europeia e, entre outras medidas lesivas da nossa economia, foram encerrados e vendidos ao desbarato os Estaleiros Navais de Viana do Castelo, uma obra feita por um advogado que, sem saber porquê, é Ministro da Defesa.

Sem comentários:

Enviar um comentário