quarta-feira, 21 de maio de 2014

Angústia nas Fiestas de San Isidro

Ontem em Madrid, na praça de Las Ventas, que é a segunda maior praça de touros do mundo e que tem capacidade para 25 mil espectadores, durante uma corrida integrada nas Fiestas de San Isidro, sucederam-se três graves acidentes que deixaram três toureiros feridos, um dos quais em estado muito grave. Foi uma tarde de angústia e nas suas edições de hoje, muitos jornais espanhóis relatam os acontecimentos e ilustram as suas primeiras páginas com fotografias dos acontecimentos. O diário madrileno La Razón, escolheu o título “drama histórico en Las Ventas” e escreveu “tanta angustia en una sola corrida”, pois foram apenas dois touros que, em menos de uma hora, tinham mandado três toureiros para a enfermaria. A corrida foi suspensa, numa decisão que não acontecia desde 1979 e, quando essa suspensão foi anunciada, o público permaneceu silencioso nas bancadas esperando com ansiedade pelas notícias do drama que se desenrolara perante os seus olhos e os seus entusiasmos.
As Fiestas de San Isidro são consideradas a maior festa da cidade, celebram-se anualmente desde meados de Maio até meados de Junho e incluem a chamada Feria Taurina de San Isidro ou Isidrada que, com corridas diárias, recebe sempre os melhores toureiros do momento.
Não sou apreciador da chamada festa brava, nem como espectáculo, nem como negócio, nem sequer como expressão de arte ou de cultura tauromáquica ou outra. Passo muito bem sem a festa brava e lamento o dramatismo e a tragédia que tantas vezes lhe está associada e que se revela em situações como a que se viveu ontem em Las Ventas e mandou David Mora, António Nazaré e Jimenez Fortes para a enfermaria.

Sem comentários:

Enviar um comentário