sábado, 31 de maio de 2014

Barcelona

A Sagrada Família
Ao longo da minha vida tive a oportunidade de conhecer muitas cidades, quer em Portugal quer no estrangeiro, quase sempre por razões profissionais. Andei por cidades próximas e distantes, por grandes metrópoles e por pequenas cidades históricas. Visitei Faro e Viana do Castelo, Funchal e Angra do Heroísmo, Halifax e Filadélfia, Caracas e Rio de Janeiro. Estive em Roma e Budapeste, Heidelberg e Basileia, Bruges e Gotemburgo, Grenoble e Bratislava. Andei por Bissau e Argel, Pemba e Bangalore, Colombo e Cochim, Hong Kong e Singapura, Sydney e Baucau. Conheci Las Palmas e Palma de Maiorca, Toledo e Santiago, Zamora e Valência, Trujillo e Segóvia. Porém, eu nunca tinha estado em Barcelona e, só agora, isso aconteceu.
Barcelona é a capital da Catalunha, a pátria de Pablo Picasso, Joan Miró, Salvador Dali e Antoni Gaudi, mas também de Josep Carreras, Montserrat Caballé, Montserrat Figueras e Jordi Savall. É uma cidade monumental com grandes avenidas, muitas arquitecturas, muitos museus e muita oferta cultural. É uma cidade cosmopolita que atrai o turismo internacional e que entusiasma o visitante que percorre as Ramblas e as ruas estreitas do Barri Gòtic, a colina de Montjuïc e a frente marítima que acolheu os Jogos Olímpicos de 1992.
Um dos mais impressionantes ícones da cidade é o Templo Expiatório da Sagrada Família, conhecido simplesmente como Sagrada Família, concebido e desenhado por Antoni Gaudi, que muitas vezes é considerado como a sua obra-prima e que, ainda por acabar, já foi incluido na lista do património mundial da UNESCO. O monumental templo começou a ser construído em 1883 e Gaudi dedicou-lhe 40 anos da sua vida. Actualmente a construção do templo prossegue, com o respectivo financiamento a ser assegurado por receitas de bilheteira e contributos privados. Só em meados do século XXI se espera concluir a obra e, das suas previstas 18 torres, apenas 4 já estão concluídas.
Um dia espero poder voltar a Barcelona com os mesmos amigos que desta vez me acompanharam!

Sem comentários:

Enviar um comentário