quarta-feira, 21 de maio de 2014

O HMS Lancaster e o orgulho nacional

É conhecida a enorme empatia que existe entre o Reino Unido e a sua Marinha, mas também a objectividade e a interesse com que a sua comunicação social acompanha a Royal Navy, que é uma das instituições que melhor simboliza o poder, que  representa a tradição histórica e que afirma o prestígio britânicos no mundo.
Hoje, o jornal Daily Telegraph destaca na sua primeira página e com uma excelente fotografia, a visita que a Rainha Isabel II fez ao HMS Lancaster, a propósito da comissão que, entre Maio e Dezembro de 2013, o navio efectuou no Atlântico Norte e nas Caraíbas, na qual navegou mais de 30.000 milhas e visitou duas dezenas de portos. Nessa comissão o navio “was involved in six drugs busts – detaining 23 drug-runners and seizing 1.2 tonnes of cocaine and nearly 1.5 tonnes of cannabis, which would worth £160 million on the streets of the UK”.
Nesta visita, que foi efectuada com o navio atracado na Base Naval de Portsmouth, a Rainha demonstrou o seu afecto para com a Royal Navy ao posar com a guarnição na "foto de família do navio" e ao almoçar a bordo com a guarnição e as suas famílias. Na sua edição online, o Daily Telegraph publica uma excelente reportagem fotográfica e um pequeno filme sobre a visita da Rainha, que suscitou muitas dezenas de elogiosos (e orgulhosos) comentários dos leitores. 
Lamentavelmente, nós não temos este tipo de reconhecimento, que tanto orgulha o Reino Unido. Os nossos navios cumprem missões semelhantes e prestigiam o nosso país, mas as suas missões não interessam os jornalistas, além de que a ignorância, a mediocridade e a incultura da generalidade dos nossos políticos os torna uns obcecados com outras coisas que não são o interesse nacional. Como é que gente desta pode ser inspiradora de ideais nobres, que sejam mobilizadores do orgulho e da vontade nacionais para um futuro de progresso?

Sem comentários:

Enviar um comentário