segunda-feira, 19 de maio de 2014

Lisboa e o regresso dos jacarandás

Nos últimos dias a cidade de Lisboa começou a alterar o seu aspecto cromático e a adquirir tons azulados (Honi soit qui mal y pense!), pois pode dizer-se que os jacarandás “regressaram” à mais tropical das cidades europeias e começaram a florir.
Aproxima-se, assim, o formidável espectáculo das copas floridas dos jacarandás e dos tapetes de pétalas lilazes que cobrem os pavimentos de muitas ruas, avenidas e praças da cidade, que nos é oferecido apenas durante duas ou três semanas e que ocorre exactamente a partir dos últimos dias do mês de Maio.
É, provavelmente, a época do ano em que a cidade de Lisboa é mais bela e mais atraente, com uma verdadeira maré de cores lilazes ou azuladas que alastra um pouco por toda a parte e se associa à intensa luminosidade primaveril, a proporcionar-lhe um certo ar tropical que a distingue das cidades atlânticas e mediterrânicas.
É, também, uma época muito favorável para quem gosta de passear pela cidade, observar as suas fachadas e azulejos, visitar os seus monumentos e museus, render-se ao florido dos jacarandás e, além disso, tudo fotografar.
As manchas de jacarandás podem ser vistas e apreciadas um pouco por toda a cidade, mas serão porventura mais compactas na Avenida D. Carlos I, no Campo Pequeno, no Largo do Rato, no Restelo, no Parque Eduardo VII, no Rossio e no Largo do Carmo. Por isso, não perca a oportunidade de nas próximas duas ou três semanas desfrutar da espectacularidade dos jacarandás de Lisboa.

Sem comentários:

Enviar um comentário