quinta-feira, 1 de maio de 2014

O insólito na política brasileira

Todos sabemos como a política é perversa e que, um pouco por todo o mundo, acontecem casos escandalosos em que as mais elementares regras democráticas são violadas por gente corrupta e sem escrúpulos.
Porém, o insólito aconteceu agora no Brasil, quando um grupo de três dezenas de pessoas foi pago para aplaudir os discursos de alguns deputados e, como destaca a edição de hoje do Correio Braziliense, esse grupo “foi flagrado a receber dinheiro nos corredores do 10º andar do Anexo IV da Câmara dos Deputados”, poucos minutos depois da aprovação de um texto que altera a lei dos caminhoneiros”. Foi trabalho feito, trabalho pago!  Durante a sessão essas pessoas ocuparam as galerias da Câmara dos Deputados para aplaudir cada um dos deputados que apoiou o texto relativo ao aumento da jornada de trabalho para os motoristas. Logo que a sessão terminou, essas pessoas dirigiram-se para o Anexo IV e, nas proximidades do gabinete de Nelson Marquezelli, um deputado federal pelo Partido Trabalhista Brasileiro-São Paulo (PTB-SP) que cumpre actualmente o seu sexto mandato, receberam notas de 50 e de 20 reais pelos serviços prestados, numa cena que foi filmada por alguns jornalistas e divulgada em vários jornais digitais. Foi realmente um caso insólito!
Aqui em Portugal também as galerias do Parlamento são muitas vezes ocupadas por cidadãos que não aplaudem mas que protestam contra a violação dos seus direitos constitucionais ou contra as políticas governamentais. A presidência do Parlamento tem instruído as autoridades policiais para intervirem e para reprimirem esses protestos, talvez porque ainda não se lembrou de contratar claques para aplaudir as discursatas pró-governamentais muitas vezes mentirosas e, dessa forma, abafar os protestos.

Sem comentários:

Enviar um comentário