domingo, 11 de maio de 2014

O mundo à volta de Angola

Com muitos milhares de quilómetros quadrados de superfície, os seus 20 milhões de habitantes e as suas riquezas naturais, a República de Angola é um grande país que, por razões históricas e culturais, está presente no imaginário e nos afectos de todos os portugueses. Não deixa de ser singular que os cidadãos de um país que é o mais antigo país da Europa e que pertence à União Europeia, estejam emocionalmente mais próximos de Angola do que da generalidade dos seus parceiros comunitários.
A relação estabelecida entre Portugal e Angola iniciou-se em finais do século XV, prolongou-se por quase cinco séculos e resistiu ao colonialismo e à guerra colonial. Depois, com a independência angolana e a guerra civil que se lhe seguiu, a relação luso-angolana passou por algumas dificuldade mas resistiu e, uma dúzia de anos depois da guerra, assistimos à afirmação da República de Angola como uma importante potência regional onde trabalham milhares de portugueses e que está a atrair as atenções dos grandes interesses internacionais.
Na sua última edição, o semanário Nova Gazeta que é distribuído gratuitamente em Angola, destaca exactamente essa realidade com o título “o mundo à volta de Angola” e diz:
“É inédito na história recente angolana: em apenas uma semana, José Eduardo dos Santos esteve em França e no Vaticano e recebeu o secretário de Estado norte-americano, o líder chinês e o antigo presidente brasileiro. Só faltaram a Alemanha e a Rússia, no naipe dos mais poderosos. Angola ganha peso na geopolítica internacional”.
É, naturalmente, uma boa notícia para Angola, mas também para os amigos de Angola e dos angolanos.

Sem comentários:

Enviar um comentário