sexta-feira, 27 de junho de 2014

A Copa do Mundo 2014 – comentário III

A selecção portuguesa terminou a sua participação no Mundial 2014 e vai regressar a casa, tal como acontece com as selecções da Espanha, Itália, Inglaterra, Rússia, Croácia e Bósnia-Herzegovina, o que significa que mais de metade das 13 equipas europeias que participaram na competição foram eliminadas, o que até faz parecer que a crise que tem afectado a Europa também já chegou ao futebol.
Havia muitas expectativas em torno da selecção portuguesa criadas por uma comunicação social e por muitos jornalistas absolutamente apostados no endeusamento dos jogadores e na criação de cenários fantasiosos, como aquele que ainda acreditava ser possível o apuramento português, depois da derrota com a Alemanha e do empate com os Estados Unidos. A palavra “milagre” encheu as páginas dos jornais e os discursos dos comentadores, pelo que muita gente foi levada a acreditar que tudo se havia de resolver no último instante.
Ontem, a magra vitória obtida sobre a equipa do Gana serviu para minimizar a nossa desilusão colectiva, mas não escondeu que a equipa portuguesa não esteve à altura das circunstâncias pois correu pouco, falhou no passe e, sobretudo, foi inconsequente no remate. Em Brasília não aconteceu o tal “milagre”. Porém, hoje o jornal Record parece querer “tapar o sol com a peneira” e veio dizer-nos que o apuramento “afinal era possível”. Não é verdade. Com aquele futebol apático e incaracterístico, sem alma e sem garra, não era possível ou, como o seleccionador Bento afirmou com muita lucidez, apenas “tivemos o que merecíamos”.
É certo que fica algum amargo de boca porque das equipas europeias que foram eliminadas nenhuma totalizou os 4 pontos que a equipa lusitana conseguiu e até houve algumas selecções que foram apuradas para a fase seguinte da prova com os mesmos 4 pontos, casos da Grécia, da Nigéria, dos Estados Unidos e da Argélia. Porém, isso são apenas acidentes de percurso, porque a realidade é simples: no Grupo G houve duas equipas que foram melhores do que a equipa portuguesa.
Quanto ao resto, a Copa do Mundo tem sido boa. Foram realizados 48 jogos e foram marcados 136 golos, o que dá uma média de 2,83 golos por jogo. Para quem gosta de futebol...

Sem comentários:

Enviar um comentário