terça-feira, 3 de junho de 2014

A monarquia espanhola em renovação

O rei Juan Carlos I de Espanha decidiu abdicar do seu trono porque “uma nova geração reclama com justa causa o papel de protagonista”, quando o país atravessa uma situação de profunda crise económica que tem deixado graves cicatrizes no tecido social. Independentemente da diversidade dos ideais de cada espanhol, o facto é que Juan Carlos parece ter sabido conviver com o franquismo sem se deixar dominar por ele e que, depois da morte de Franco, assegurou a estabilidade e a unidade nacionais durante 39 anos, apesar de nunca ter estado imune a muitas críticas. Na sua declaração televisiva aos espanhóis, o Rei disse acreditar que o seu filho Felipe, de 46 anos de idade, está preparado para assegurar a estabilidade e a defesa da monarquia e da democracia espanholas.
Nestas circunstâncias, ainda durante o corrente mês de Junho,  Felipe Juan Pablo Alfonso de Todos los Santos de Borbón y Grecia poderá tornar-se Felipe VI, enquanto a sua mulher Letízia Ortiz Rocasolano, uma antiga jornalista de Oviedo,  que já tem direito aos títulos de Princesa das Astúrias, de Girona e de Viana, Duquesa de Montblanc, Condessa de Cervera e Senhora de Balaguer, será a Rainha de Espanha.
Todos os jornais espanhóis, mas também muitos jornais internacionais, destacaram hoje esta notícia mas, provavelmente, poucos foram tão explícitos como o ara, um jornal de Barcelona nascido em 2010 e que é o jornal de maior audiência, escrito exclusivamente em catalão. De facto, quando a generalidade da imprensa espanhola presta homenagens ao rei Juan Carlos I ou elogia as capacidades do futuro rei Felipe VI, o ara destaca o processo da Catalunha e o grito popular republicano, como os grandes desafios que esperam o novo Rei e a própria Espanha. Desafios complexos, mas inadiáveis. Naturalmente, a transição régia vai gerar movimentações políticas e sociais em Espanha e, sem qualquer dúvida, todos estes desenvolvimentos serão acompanhados com muito interesse em Portugal.

Sem comentários:

Enviar um comentário