segunda-feira, 16 de junho de 2014

Ataques da troika e efeitos colaterais

Quando ocorre uma situação de conflito de qualquer natureza, seja numa guerra, num simples jogo de futebol ou até nas relações humanas, há umas acções que podem ser classificadas como ofensivas e outras que são classificadas como defensivas. As acções ofensivas destinam-se a produzir efeitos mais ou menos severos sobre o adversário, mas quando ocorrem efeitos diferentes daqueles que se procuravam, estamos perante os chamados efeitos secundários ou efeitos colaterais.
As acções conduzidas em Portugal pela troika entre 2011 e 2013 foram acções ofensivas, que se destinaram sobretudo a retirar rendimentos aos funcionários públicos e aos pensionistas, que se traduziram no desemprego, no empobrecimento e na emigração generalizada, mas tiveram muitos efeitos colaterais, observáveis no recuo da qualidade de vida e nos retrocessos na educação, na saúde, na cultura e na ciência.
Hoje o Diário de Notícias revela um outro importante efeito colateral que se verificou em Portugal: o número de famílias que não pagam casa subiu e chega à beira de 150 mil. Estes números aproximam-se do máximo de incumprimento de 150.300 que se verificou em Junho de 2012. Na realidade, só no corrente ano de 2014 houve mais 4083 famílias que deixaram vencer o crédito da casa, ou seja, uma média diária de 80 portugueses deixaram de conseguir liquidar o empréstimo à habitação. Segundo o Banco de Portugal há 6,4% de famílias portuguesas que deixaram de  cumprir o pagamento dos empréstimos à compra de casa própria, enquanto uma responsável da  DECO afirmou que “estamos a sentir que as famílias estão numa situação muito mais difícil do que no ano passado e do que no início da crise”, até porque "no início da crise as dificuldades foram diluídas porque havia almofadas das famílias, amigos e dos próprios e hoje essa rede de proteção é inexistente".
Quem é que nos falou na saída limpa? Quem é que nos disse que o país está muito melhor? Ora aqui está mais uma consequência da brutalidade do ataque feito pela troika aos portugueses, com a subserviente e insensível compreensão do passos perdido.

Sem comentários:

Enviar um comentário