quarta-feira, 2 de julho de 2014

Música erudita por todo o país

A última edição do Jornal de Letras, Artes e Ideias (JL) destaca a frase Tempo de Festivais como título de primeira página e, em subtítulo, a frase Música erudita por todo o país. Com a chegada do Verão e do irresistível apelo para usufruir das agradáveis noites estivais, os festivais levam a música a muitos palcos espalhados por todo o país. Nesse aspecto, a música popular e a música pop-rock, mas também o fado, são os tipos de música que mais anima as festas e as romarias, mas o facto é que a música erudita parece ganhar cada vez mais audiências, não só nas cidades do litoral, mas também em zonas do interior.
Neste Verão, segundo informa o JL, estão anunciados festivais de música erudita um pouco por todo o país, muitas vezes com apresentação em espaços patrimoniais de excelência – igrejas, castelos e praças medievais - designadamente em Lisboa, Estoril, Cascais, Sintra, Óbidos, Leiria, Coimbra, Gaia, Espinho, Oliveira do Douro, Póvoa de Varzim, Santarém, Moura, Marvão, Castelo Novo e Alpedrinha, entre outras localidades.
De entre os festivais anunciados destaca-se o Cistermúsica, que decorrerá até 27 de Julho e que “levará a Alcobaça seis séculos de música para ouvir em mais de vinte e cinco espetáculos”. Entre os atrativos do programa alcobacense contam-se, pela primeira vez, dois alaudistas - Hopkinson Smith (num recital de tiorba dedicado a suites de Bach) e Miguel Yisrael (que tocará Beethoven, Britten, Webern e Debussy) - ou a estreia moderna de um requiem do século XVI, conservado na Biblioteca de Coimbra.
Não deixa de ser curioso e merecer justo aplauso, a verificação de uma atitude de crescente interesse e dinamismo das organizações culturais da sociedade civil, dos agentes culturais e dos músicos, das autarquias e dos patrocinadores, para dar resposta a uma maior procura cultural e estética dos novos públicos, em sintonia com a melhoria do nível educacional da nossa população.

Sem comentários:

Enviar um comentário