domingo, 6 de julho de 2014

O poder naval é um símbolo de prestígio

Anteontem foi um grande dia para a Royal Navy e para a indústria da construção naval britânica pois foi lançado à água nos estaleiros escoceses de Rosyth o maior navio de guerra jamais construído no Reino Unido: o HMS Queen Elizabeth. A Rainha baptizou o novo porta-aviões numa cerimónia cheia de simbolismo, pois em vez do tradicional lançamento de uma garrafa de champanhe contra o costado do novo navio, foi utilizada uma garrafa de whisky em homenagem aos trabalhadores do estaleiro. O navio será a peça principal da capacidade militar britânica do século XXI, juntamente com o HMS Prince of Wales que também está em construção. Com 65.000 toneladas de deslocamento, aqueles navios poderão actuar em todo o mundo, não só em acções militares, mas também em operações de carácter humanitário.
Ontem, o diário The Scotsman não “esqueceu” que a Escócia está apenas a 11 semanas do seu referendo sobre a independência e lembrou que o navio foi "made in Scotland", embora dedicasse toda a sua primeira página ao evento e salientando que era um dia de orgulho para a Royal Navy e para as mais de 10 mil pessoas que têm trabalhado na contrução dos navios, até porque foi um desafio de uma complexidade sem precedentes. Não faltou ninguém a este grande evento: a Rainha e o Príncipe Filipe, o Primeiro Ministro David Cameron, o líder da oposição, muitos deputados e o Primeiro Ministro da Escócia Alex Salmond, que se fez acompanhar pelo pai Robert, que tem 92 anos de idade e que, como sargento, fez parte da guarnição de dois porta-aviões ingleses durante a guerra.
O curioso de tudo isto é a atenção que a Grã-Bretanha dá à sua Defesa e à sua Marinha, bem como a sua vontade de manter um poder naval forte e de “governar os mares”. Aqui, enquanto se gastaram (e continuam a gastar) milhares de milhões de euros em bancos, PPP, swaps e outras fantasias financeiras, ainda há quem critique a aquisição de dois submarinos, ao mesmo tempo que assistimos a uma desastrada actuação de um ministro da Defesa que, objectivamente, visa o desprestígio das Forças Armadas e ainda não percebeu a importância interna e internacional que elas têm para o nosso país. Assim, com estas vistas tão curtas e tão servis, é muito difícil sermos respeitados internacionalmente.

Sem comentários:

Enviar um comentário