quinta-feira, 28 de agosto de 2014

A corrida presidencial no Brasil

Aproximam-se as eleições presidenciais no Brasil e, nesta margem do Atlântico, começa a aumentar o interesse sobre o que se passa e o que se vai passar no maior país de língua portuguesa, a que todos estamos ligados por razões históricas, emocionais e, muitas vezes, familiares.
Será no próximo dia 5 de Outubro que se disputará a 1ª volta dessas eleições em que, segundo têm revelado as sondagens, há três candidatos que estão melhor posicionados: a presidente Dilma Rousseff do Partido dos Trabalhadores (PT), o senador Aécio Neves do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) e a ex-senadora Marina Silva do Partido Socialista Brasileiro (PSB), que substituiu o candidato Eduardo Campos, que perdeu a vida num acidente aéreo que aconteceu no dia 13 de Agosto. Essas mesmas sondagens apontam claramente para que nenhum candidato obtenha a maioria de 50% nessa 1ª volta e que será necessária a realização da 2ª volta no dia 26 de Outubro.
O primeiro debate entre estes candidatos realizou-se há poucas horas e, segundo informa a Folha de São Paulo e outros jornais, aconteceu o que é habitual neste tipo de debates em todo o mundo, isto é, cada candidato cumpriu a sua estratégia pessoal com confrontos directos contra o seu adversário principal e o seu passado político, para além de uma abordagem dos problemas que mais preocupam os eleitores brasileiros – a corrupção, a inflação, a instabilidade social, a economia e a pobreza persistente, entre outros. Nesta altura tudo ainda pode acontecer. Os brasileiros saberão escolher o candidato que querem ver em Brasília a ocupar o Palácio do Planalto, o edifício projectado por Oscar Niemeyer onde está instalada a sede do poder federal brasileiro, mas nós seguiremos esse processo com muito interesse.

Sem comentários:

Enviar um comentário