sexta-feira, 1 de agosto de 2014

Os bons amigos do pequeno Moedas

Carlos Moedas com os seus amigos da troika
O nosso primeiro Passos deu hoje um valente pontapé no bom senso e no sentimento reformista ou regenerador dos portugueses, ao anunciar que convidara Carlos Moedas para ser o próximo comissário europeu na equipa de Jean-Claude Juncker, que deve iniciar funções em Novembro. O assunto já era discutido há muito tempo e eram muitas as personalidades cujos nomes estavam “em cima da mesa”. Havia quem defendesse um nome do PS para suceder ao actual comissário do PSD, o que ajudaria à criação de uma lógica de rotatividade. Havia quem desejasse um nome que reflectisse o resultado das recentes eleições europeias. Havia na própria maioria vários nomes de gente experimentada, incluindo o poiares, o peneda, o gaspar e até o irrevogável portas. Havia necessidade de escolher alguém com notoriedade e prestígio, mas nada disso comoveu o primeiro Passos que decidiu escolher Moedas, um dos seus mais fanáticos apoiantes. Podia ter ido à política, à ciência, à universidade, mas foi à banca. Favor com favor se paga!
Moedas está associado às políticas neo-liberais que têm destruido o nosso Estado social, à severa austeridade que nos levou à recessão e aos erros que têm dominado a nossa governação e feito aumentar a dívida, o desemprego e a pobreza. Ele foi, juntamente com Gaspar, um verdadeiro Secretário de Estado da Troika e um dos maiores e mais persistentes inimigos dos pensionistas e dos funcionários públicos.
Moedas é um caso sério de ambição, atrevimento e arrogância. Aprendeu precocemente os labirintos da finança internacional e foi formatado na Goldman Sachs e noutros abutres similares. Não sei se é ou não competente nas funções que vai desempenhar, que ainda não se conhecem, mas são conhecidas dezenas de pessoas com mais currículo profissional e maior experiência política do que ele. O primeiro Passos escolheu-o. É uma troca de favores. A merecer repúdio. É um caso de amiguismo ou de troca de influências. Tal como aconteceu com Catroga, Gaspar, Arnaut e outros mais. É mais uma prova de que são sempre os mesmos a safar-se, enquanto o país se afunda. Vai juntar vinte mil notas por mês e vai mudar de nome: doravante não será mais Carlos Moedas. Será o Carlos Notas. O filho do Zé Moedas é pequeno de estatura, mas percebeu que o que é bom é ter amigos que até o levam de Beja até Bruxelas.

Sem comentários:

Enviar um comentário