terça-feira, 16 de setembro de 2014

Mau tempo no canal

O canal no dia 11 de Setembro de 2014
Não se trata de um exercício de literatura, nem de uma evocação de Vitorino Nemésio. Este meu “mau tempo no canal” é apenas uma realidade meteorológica sobre o estado do mar no canal do Faial e da sua desproporcionada fúria nestes dias do mês de Setembro, antes do equinócio e, portanto, ainda no Verão. Não é habitual nesta época do ano, mas acontece, impressiona e impõe respeito.
De resto, entre os mais característicos e belos aspectos da ilha do Pico, para além da imponência da montanha, das pequenas baias orladas de rocha de lava, dos seus vinhedos brotando da lava que a UNESCO classificou como património mundial, da sua singular arquitectura rural, das verdejantes pastagens e das suas múltiplas manifestações culturais religiosas e profanas, estão sempre “a ilha em frente” e o mar envolvente. A ilha em frente, seja o Faial ou São Jorge, dá um enquadramento paisagístico singular à ilha do Pico que já Raúl Brandão anotou há quase um século, mas é o mar e os seus mistérios que conferem identidade à ilha. 
Nestes dias de Setembro o mar enfureceu-se a lembrar aos turistas estivais a beleza do mar em fúria, mas a lembrar também a dureza da vida daqueles que dele dependem. A serenidade do mar é sempre desejável para quem dele vive ou desfruta, mas sem estes temporais a ilha do Pico não seria a mesma coisa.

Sem comentários:

Enviar um comentário