sexta-feira, 24 de outubro de 2014

A luta por Kobani continua muito acesa

O cerco à cidade síria de Kobani já se prolonga há várias semanas e as notícias que nos chegam são muito contraditórias, pois enquanto algumas delas nos informam que os sitiantes jihadistas estão a perder terreno, outras asseguram que a resistência curda que defende a cidade está a chegar aos limites. Porém, a intervenção da aviação aliada parece ter alterado a situação no terreno, assim como a recente autorização turca para que os reforços curdos pudessem juntar-se aos resistentes de Kobani.
As televisões mostraram que a ajuda aliada está a chegar à cidade pelo ar, mas também mostraram que alguns dos lançamentos efectuados cairam em mãos erradas, o que revela que a área controlada pelas forças curdas é muito restrita.
Porém, um retrato da violência que está a passar por Kobani encontra-se hoje em vários jornais internacionais, designadamente na edição do USA TODAY. A partir de Yumurtalik, uma aldeia situada no lado turco da fronteira, o fotojornalista Bulent Kilic da Agência France-Presse captou imagens do monte Tilsehir, sobranceiro à cidade de Kobani, alguns momentos antes de ser atacada pela aviação americana e alguns momentos depois. É uma sequência de imagens impressionante, da qual o USA TODAY apenas publicou duas dessas fotografias na sua primeira página. A fotografia daquela colina na qual os jihadistas tinham hasteado a sua bandeira tinha corrido o mundo, pelo que a sequência agora divulgada é, no plano simbólico, uma pesada derrota para aquelas forças.

Sem comentários:

Enviar um comentário