sábado, 4 de outubro de 2014

A minha pátria é a língua portuguesa

De acordo com as estimativas divulgadas pela Internet World Statistics relativas a 31 de Dezembro de 2013, a língua portuguesa é a 5ª língua mais utlizada na internet. Segundo essas estatísticas, a língua mais utilizada na internet é o inglês (800 milhões), seguida do chinês (649 milhões), do espanhol (222 milhões), do árabe (135 milhões) e do português (121 milhões), aparecendo depois o japonês, o russo, o alemão, o francês e o malaio.
Esta posição da língua portuguesa é semelhante à sua posição no ranking das línguas mais faladas no mundo. O Ethnologue: Languages of the world, que estuda e dá informação sobre as 7106 línguas e dialectos conhecidos no mundo, publicou a 17ª edição da sua publicação sobre as línguas, pela primeira vez em formato digital, tendo estabelecido o seu ranking no ano de 2013, em que o português aparece em 6º lugar. Assim, segundo o Ethnologue, as línguas mais faladas no mundo são o mandarim, o inglês, o espanhol, o hindi, o bengali e o português.
Temos, portanto, o português como a 6ª língua mais falada no mundo e a 5ª língua mais utilizada na internet. É obra! O facto do português ser a 3ª língua europeia mais falada e mais utilizada na internet, devia impor respeito na Europa e nos líderes europeus, para além de dever ser um estímulo para que quem nos representa se dê ao respeito e se faça ouvir em português, mesmo que fale ou conheça outras línguas.
Sejamos orgulhosos da nossa língua e pensemos na celebrada mensagem de Fernando Pessoa: “Não tenho sentimento nenhum político ou social. Tenho, porém, num sentido, um alto sentimento patriótico. Minha pátria é a língua portuguesa.”

Sem comentários:

Enviar um comentário