domingo, 19 de outubro de 2014

Espanha: o outro olhar sobre a corrupção

Adicionar legenda
Apesar de termos muitas afinidades culturais com nuestros hermanos, há que reconhecer que em muitas coisas, somos bem diferentes, provavelmente porque os portugueses são mais temperados pelo mar e os espanhóis são mais moldados por uma certa continentalidade. É fácil encontrar diferenças culturais entre os povos peninsulares e uma delas está na percepção do fenómeno da corrupção, que é encarado de forma diversa em Espanha e em Portugal.
Em Portugal há um conjunto de factores sociológicos, políticos e jurídicos que bloqueiam o tratamento deste tema no espaço público e, talvez por isso, as condenações por corrupção são raríssimas e o “processo Face Oculta”, que o Tribunal de Aveiro recentemente julgou, foi a excepção à regra. Todos “vemos, ouvimos e lemos” situações de pequena e grande corrupção, incluindo casos de enriquecimento ilícito ou de favorecimento ilegal, mas os jornais quase nunca falam deles, muitas vezes a coberto do “segredo de justiça”. Assim, os casos de corrupção de que o público tem notícia são raros e quase sempre ficam esquecidos nas gavetas ou absolvidos nos tribunais por falta de provas. Assim aconteceu ou está a acontecer com os casos Expo 98, Euro 2004, fundos comunitários, submarinos, PPP, privatizações, BPN, BPP e BES, entre outros. Em Espanha as coisas correm de forma diferente e os jornais tomam parte activa na denúncia dos casos de corrupção que envolvem políticos, banqueiros, empresários, sindicalistas, desportistas e muitos outras pessoas ditas famosas, não branqueando personalidades como Jordi Pujol, Rodrigo Rato ou Inaki Urdangarin. Calcula-se que a corrupção custa 10.000 milhões de euros anuais “robados cada año” aos espanhóis, isto é, cerca de 1% do PIB mas, actualmente, há cerca de 1.700 processos em curso e estão constituidos mais de cinco centenas de arguidos por crimes de corrupção.
De facto, os espanhóis assistem estupefactos e indignados ao frequente aparecimento de casos de corrupção que são transversais a toda a sociedade, mas vêem os seus nomes e as suas caras nas capas dos jornais, como hoje aconteceu com o El Correo de Bilbau e com o Las Provincias de Valência.  

Sem comentários:

Enviar um comentário