quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Um grande embaixador que veio de Goa

Fátima, 13 de Outubro de 2014
A convite do Bispo de Leiria-Fátima, a última grande peregrinação internacional ao Santuário de Fátima do corrente ano foi presidida pelo Arcebispo de Goa e Damão, que é também o Patriarca das Índias Orientais e Primaz da Índia.
O respectivo titular é o Padre Filipe Neri António Sebastião do Rosário Ferrão, nascido em 1953 em Aldona, no norte de Goa, que foi ordenado em 1979 e nomeado bispo-auxiliar de Goa e Damão em 1993. Em 2004 foi escolhido por João Paulo II para dirigir a diocese que tem jurisdição eclesiástica sobre os territórios do antigo Estado Português da Índia. Fluente em várias línguas incluindo o português, o Arcebispo de Goa e Damão é um homem dotado de grande inteligência, erudição e sensibilidade social, pelo que goza de grande prestígio na sua diocese. 
A sua visita a Portugal e a sua presença nas cerimónias de Fátima que a televisão transmitiu em directo, excederam largamente o seu significado religioso, pois foi uma oportunidade para um encontro cultural entre Goa e Portugal e para um afectuoso convívio com a simpatia e o carisma pessoal do Arcebispo de Goa e Damão, que juntou muitos portugueses de origem goesa e muitos dos seus amigos e admiradores.
Numa conferência de imprensa realizada em Fátima, afirmou Dom Filipe Neri Ferrão que cresce o interesse pela cultura e língua portuguesas na sua diocese, depois de um período em que se verificou alguma hostilidade. Segundo disse, há cursos de português não só na Universidade de Goa, mas também em vários institutos de línguas, pois tem aumentado o número de pessoas que quer aprender português.
Nas suas intervenções públicas televisionadas e nas suas intervenções em ambientes mais restritos, o Arcebispo de Goa e Damão protagonizou um ponto alto da amizade entre Goa e Portugal e, de facto, foi um verdadeiro embaixador da excelência cultural e intelectual goesa.

Sem comentários:

Enviar um comentário