sábado, 8 de novembro de 2014

Cristiano Ronaldo, o grande promotor

O suplemento de Economia do jornal Expresso noticiou hoje que na próxima semana vai arrancar uma campanha publicitária para atrair turistas chineses ao nosso país, que utiliza a imagem de Cristiano Ronaldo e o slogan “Portugal tem o melhor do mundo. Provavelmente, os técnicos de Publicidade e Marketing que conceberam a campanha tomaram os devidos cuidados para evitar que os fluxos turísticos chineses se encaminhem para Madrid para ver Cristiano Ronaldo no Estádio Santiago Bernabéu, em vez de se dirigirem para Lisboa. Aliás, nesse caso, os operadores turísticos até podem oferecer um bónus adicional e mostrar Rafael Nadal, Plácido Domingo, Júlio Iglésias, António Banderas ou Penélope Cruz, entre muitos mais espanhóis de primeiro plano mundial. É preciso cuidado com estas campanhas, pois não seria a primeira vez que a promoção do nosso país servia outros interesses que não os da nossa indústria turística.
A utilização da imagem de Cristiano Ronaldo nesta campanha é indiscutível, até porque não temos outra. Ele é uma figura mundial e, ainda hoje, o jornal turco Fanatik dedica toda a sua primeira página ao jogador português, embora eu não possa traduzir o que lá está escrito. Afinal, até na Turquia como na China e, certamente no mundo, Cristiano Ronaldo é cada vez mais o símbolo e o promotor de Portugal.

Sem comentários:

Enviar um comentário