sábado, 1 de novembro de 2014

O palácio dos mil quartos em Ancara

Alguns jornais de difusão internacional destacaram na corrente semana a notícia da inauguração do novo palácio presidencial em Ancara, com comentários mais ou menos escandalizados a respeito de tão gigantesco e polémico conjunto de edifícios, que dispõem de mil quartos. Hoje, a edição do The New York Times também tratou esse assunto e chamou-o à sua primeira página com uma fotografia a cinco colunas, com críticas explícitas à megalomania do Presidente turco Recep Tayyip Erdogan.
O novo palácio irá substituir o Palácio Presidencial de Çankaya, que serviu de residência presidencial desde 1923, quando Mustafa Kemal Atatürk fundou e passou a dirigir o moderno Estado Turco, democrático e secular. Ocupando uma área de 300 mil metros quadrados e com três blocos de edifícios, o novo palácio não só ultrapassa a dimensão das residências oficiais dos Chefes de Estado da França, Grã-Bretanha, Rússia e Estados Unidos, mas também o palácio do sultão de Brunei, registado no Guinness World Records como o de maior dimensão do mundo. Além disso, a descrição da sua sumptuosidade lembra-nos os relatos que foram feitos sobre os palácios da Saddam Hussein e de Muammar al-Kaddafi.
O novo palácio teve um custo estimado entre 300 milhões a 500 milhões de euros, que tem sido considerado exorbitante. A oposição turca tem criticado a desproporcionada dimensão do palácio e tem levantado muitas suspeitas da existência de corrupção ligada ao projecto, considerando o palácio como mais uma demonstração da megalomania e das tendências autoritárias e de islamização de Erdogan. Porém, as críticas também têm surgido de outros sectores sociais turcos, desde o sistema financeiro aos ecologistas. Entretanto, Erdogan já anunciou a intenção de construir o maior aeroporto do mundo em Istambul, além de outros megaprojetos que têm merecido críticas. Com a Turquia candidata a integrar a União Europeia e com a violência da guerra à vista das fronteiras turcas, é caso para perguntar: o que faz correr Erdogan?

Sem comentários:

Enviar um comentário