sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Os deputados podem ser tão insensatos?

Ontem, dois deputados que andam nestas coisas da política há muito tempo mas que ignoram o povo que os elegeu, decidiram apresentar uma proposta para que fossem repostos os subsídios vitalícios de que beneficiavam os ex-políticos. Esses subsídios vitalícios foram extintos em 2005 por proposta do Governo Sócrates, mas essa decisão  não teve efeitos retroactivos. Assim, havia ainda cerca de três ou quatro centenas de ex-políticos que em 2005 recebiam esse subsídio, mas que no ano passado foram cortados. A proposta  agora apresentada visava repor esses subsídios. Numa altura em que há cerca de 400 mil portugueses que não têm emprego nem recebem qualquer tipo de subsídio, em que perduram cortes de salários e pensões, em que suportamos a mais elevada carga fiscal da Europa e em que  já ninguém ignora que há muita pobreza e muita fome em Portugal, esta proposta é insensata, lamentável, irresponsável e até provocatória para os mais desfavorecidos. Os deputados que a apresentaram não merecem estar na Assembleia da República e era bom que se demitissem. Não merecem estar sentados naquelas cadeiras. São deputados de elevada toxicidade que podem infectar os deputados sérios. Apesar disso, a proposta foi votada e aprovada pelos deputados do PS e do PSD e hoje esse facto é tema de capa do Jornal de Notícias. Aqueles que ontem votaram favoravelmente a proposta, devem ter ido para casa envergonhados, com um enorme peso na consciência e com remorsos pelo triste papel que desempenharam.
Hoje foi afirmado que regressou o bom senso e os deputados retiraram a proposta. Então ontem não tiveram bom senso. Foram insensatos. Aqueles que ontem votaram contra, hoje aplaudiram a reviravolta, o que mostra que estes deputados servem para tudo. É uma enorme tristeza!
Este lamentável episódio serviu para revelar alguns deputados coerentes e consequentes, caso da deputada Mortágua, mas também serviu para mostrar a força da sociedade civil e a "revolta da opinião pública". Nesse aspecto, o Forum TSF e o seu editor Manuel Acácio foram decisivos na sensibilização dos seus ouvintes (e até dos próprios deputados) para o problema e trouxeram para a luz do dia a lamentável proposta feita pelos dois deputados que visava o restabelecimento das subvenções vitalícias.

Sem comentários:

Enviar um comentário