segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

O tempo dos concertos de Natal

 
Um pouco por todo o país sucedem-se os concertos de Natal, muito deles promovidos pelos conservatórios, academicas e escolas de música que, desde datas mais ou menos recentes, também existem por todo o país.
Trata-se de um fenómeno cultural novo, que está ligado à democratização da vida social e cultural portuguesa. Desde o século XIX que uma boa parte da educação musical e da profissionalização da música em Portugal se fazia através das bandas de música e das sociedades musicais, mas nos últimos anos o interesse pela música multiplicou-se e apareceram inúmeras escolas profissionais, cujo dinamismo e entusiasmo tem atraido a juventude, as quais têm organizado a maioria dos concertos de Natal para apresentação do seu trabalho à comunidade, muitas vezes em associação com as autarquias e com outras entidades, designadamente as dioceses.
No caso de Lisboa, é de salientar que a Câmara Municipal, em cooperação com o Patriarcado de Lisboa, decidiu organizar diversos concertos de Natal quase sempre em igrejas, o que permite uma programação cultural de excepção e uma grande diversidade estilística e temporal, para além da possibilidade da apresentação de novos intérpretes de elevada qualidade. Esta ligação institucional já se concretizou com grande sucesso e grande afluência de público nos concertos já realizados nas igrejas de S. Nicolau, São Roque, Mercês e Graça.
Nos próximos dias estão anunciados concertos de Natal no cinema São Jorge, na igreja de São Domingos e no São Luiz Teatro Municipal, com entrada livre embora limitada à lotação dos espaços em que são apresentados. É mais uma oportunidade que é oferecida aos melómanos lisboetas e ao público em geral. 

1 comentário: