quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

Eu escolho o Pedro como figurão do ano

Quando termina o ano, as agências noticiosas e os órgão de comunicação social tratam de escolher os acontecimentos e as figuras do ano, através das mais diversas consultas. Este ano, assim voltou a acontecer e, de uma forma geral, todas as escolhas incidiram no Papa Francisco, no futebolista Ronaldo, no cantor Carlos do Carmo, na vitalidade cívica de Mário Soares, no surpreendente caso BES ou na detenção do ex-PM Pinto de Sousa. Eu permito-me discordar dessas opiniões e escolher o Pedro (PPC) como figura do ano. Mais do que uma figura, ele foi realmente um figurão.
PPC é o nosso primeiro-ministro desde 21 de Junho de 2011 e é aquele jovem de estudos tardios que, antes de ganhar as eleições, dissera que estava preparado, que tudo tinha estudado e que não seria necessário despedir pessoas nem cortar salários ou pensões. Porém, era mentira. Quando chegou a São Bento esqueceu-se do que tinha dito e com as suas políticas vieram os cortes nos salários e nas reformas, o aumento dos impostos, a precaridade no emprego, assim como a má prestação nos serviços de educação e de saúde por falta de pessoal e de material. O défice orçamental ficou na mesma e a dívida pública aumentou. A vulnerabilidade económica acentuou-se, a coesão social enfraqueceu, a pobreza aumentou e a desesperança instalou-se. Somos realmente um navio à deriva.
Milhares de portugueses perderam o emprego e outros tantos milhares emigraram. Muitos cientistas, médicos, engenheiros, arquitectos, pilotos de linha aérea e enfermeiros, entre outros profissionais, cuja formação tanto custa ao país, deixaram-nos e foram enriquecer outras economias, seguindo o conselho de PPC e do seu antigo braço direito Relvas, que bem incentivaram para que os portugueses emigrassem. Diz a Ordem dos Médicos que em 2014 houve 269 clínicos que pediram certificados para exercer a profissão noutro país e diz a Ordem dos Enfermeiros que desde 2011, recebeu 7564 pedidos de certificados de emigração para exercício da actividade no estrangeiro. Não precisamos de mais exemplos para mostrar a brutal sangria que estas políticas de PPC estão a fazer ao nosso país, que servem outros interesses que não os dos portugueses. E com um inclassificável despudor, ainda há poucos dias, a minha figura do ano nos avisou que mudar de políticas e de governo seria “deitar tudo a perder”. Como é possível tanta insensibilidade e tamanha cegueira política?

Sem comentários:

Enviar um comentário