sábado, 27 de dezembro de 2014

Rolex Sydney to Hobart Yacht Race 2014

 
A edição de hoje do diário australiano The Sydney Morning Herald dá um grande destaque à regata oceânica que desde 1945 faz a ligação entre o porto de Sydney na costa oriental da Austrália e o porto de Hobart na ilha da Tasmânia, numa extensão de cerca de 630 milhas (1170 Km). A regata tem a sua largada no Boxing Day, isto é, no dia a seguir ao Natal e atrai velejadores e embarcações de todo o mundo, sendo considerada como uma das mais difíceis regatas do mundo e um ícone do desporto de verão australiano.
O record desta travessia foi estabelecido em 2012 pelo iate australiano Wild Oats XI que gastou 1 dia, 18 horas, 23 minutos e 12 segundos para ligar Sydney a Hobart. Na edição de 2014 participam 118 veleiros provenientes de dez países e de todos os Estados australianos, incluindo-se nessa frota alguns dos vencedores das anteriores edições.
Uma das curiosidades desta prova para veleiros de cruzeiro é a possibilidade de ser acompanhada quase em directo, apesar de decorrer longe de terra. De facto, para satisfazer o enorme interesse dos australianos por esta prova, a organização mantém uma webpage com informações permanentes sobre o estado do tempo e a previsão meteorológica, mas também com o posicionamento dos participantes, as distâncias actuais entre si e as velocidades com que navegam. Dessa forma, através da tecnologia GPS, os interessados podem acompanhar a Rolex Sydney to Hobart Yacht Race 2014 no seu computador, quase em directo.

Sem comentários:

Enviar um comentário