sábado, 31 de janeiro de 2015

Como eles sacodem a água do capote

Não temos acompanhado a verdadeira novela que tem sido o processo BES, porque são assuntos de grande complexidade técnica e que só têm servido para me incomodar, sobretudo porque revelam a enorme podridão que tem afectado algumas das nossas supersestruturas politico-económicas e alguns dos seus desonestos agentes.
Por isso, foi com alguma surpresa que tomamos conhecimento de uma carta dirigida à Comissão Parlamentar de Inquérito ao BES, em que o seu antigo Presidente afirma ter-se encontrado com Cavaco Silva, Passos Coelho, Maria Albuquerque, Carlos Moedas, Durão Barroso e Paulo Portas, isto é, a nata do nosso regime político. O Presidente do BES conhecia todas estas pessoas e várias vezes integrou comitivas presidenciais e ministeriais. Certamente conviveu com eles aqui e acolá. Provavelmente até passaram férias conjuntamente num qualquer local exótico. Por isso, estes encontros não foram visitas de cortesia, mas foram visitas institucionais para informar sobre a situação de degradação que se vivia no BES e para pedir apoio. Significa, portanto, que todas estas pessoas e entidades estavam informadas do que se passava no BES, como de resto muito mais gente anónima suspeitava.
Porém, quando rebentou a bronca do BES e do GES, até porque era tempo de praia, cada um tratou de sacudir a água do capote à sua maneira. Ninguém era amigo do Salgado, ninguém conviveu com Salgado.
Agora a carta enviada à Comissão Parlamentar de Inquérito ao BES veio ressuscitar a questão, ao revelar que o Presidente do BES se tinha encontrado duas vezes com o Presidente da República, o que significa que ele conhecia a situação.  Muitos portugueses que tinham confiado no BES reagiram de imediato, pois tinham perdido as suas poupanças. Lembraram que em Julho de 2014, na Coreia do Sul, o Presidente da República tinha garantido que os “Portugueses podem confiar no Banco Espírito Santo”, de acordo com as garantias e as informações que recebera do Banco de Portugal. E eles confiaram. Agora, quando todas essas declarações ainda estão disponíveis na internet e estão gravadas na nossa memória, num verdadeiro jogo de palavras, o irritado Presidente veio dizer que nunca disse o que disse e acusou os jornalistas de mentirem. Ele é, sem dúvida, um grande sacudidor da água do capote.

1 comentário:

  1. A bem da verdade, quem tem carácter, podendo nascer as vezes que quiser (ou puder...), tem é de afastar a própria peneira do sol, mesmo que a crueza da nudez da verdade possa queimar.

    ResponderEliminar