segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

‘Histórias que vêm do Mar’ em exposição

Foi hoje inaugurada no Museu de Marinha – Sala D. Luís, em Lisboa, a exposição “Histórias que vêm do Mar”, numa iniciativa conjunta de diversas entidades culturais e académicas açorianas, a que se associou a Marinha Portuguesa e o seu museu.
Apesar de ser constituída por simples painéis de acentuado cunho pedagógico, a exposição aproxima-nos das metodologias de investigação usadas na arqueologia subaquática e de algumas realidades do património cultural subaquático açoriano, sobretudo a partir da identificação de sítios de interesse arqueológico e da apresentação de objectos provenientes de naufrágios que foram recolhidos nos mares dos Açores. Entre o acervo recolhido, destacam-se enormes presas de elefante, âncoras, ânforas, objectos de cerâmica e outros objectos de uso quotidiano, incluindo a base de um octante, um instrumento náutico destinado à medição de alturas do sol para a determinação da latitude. Esta exposição revela que a história da expansão marítima que tem sido feita a partir de fontes escritas, cartográficas e iconográfica, pode receber valiosos contributos da arqueologia subaquática, enquanto actividade científica, como esta exposição demonstra.
A exposição foi inicialmente apresentada na cidade da Horta, no âmbito do estudo dos vestígios arqueológicos subaquáticos recuperados durante os trabalhos associados ao projecto de requalificação e reordenamento da frente marítima daquela cidade, mas tem vindo a ser alargada a outras realidades do arquipélago e tem feito uma itinerância pelas principais cidades açorianas.
A exposição que hoje foi inaugurada no Museu de Marinha estará patente até ao dia 31 de Março de 2015.

Sem comentários:

Enviar um comentário