terça-feira, 13 de janeiro de 2015

Obrigado, Ronaldo!

Cristiano Ronaldo voltou a dar uma grande alegria aos portugueses ao ser distinguido pela FIFA com a Bola de Ouro 2014, um troféu que distingue o melhor futebolista do mundo. Com mais esta distinção conquistada ontem em Zurique, Ronaldo não se confirma apenas como um desportista de grande valor, mas também como o mais famoso português de todos os tempos, com uma notoriedade global e com uma imagem internacional altamente positiva em todos os planos de exposição pública, designadamente profissional, desportivo e humano. Para quem tem preocupações culturais de outro tipo e não aprecia o fenómeno de massas que é o futebol, o elogio de Ronaldo poderá parecer exagerado quando comparado com as figuras que enchem páginas da nossa História e da nossa Cultura. Porém, quem viaja pelo mundo sabe que Ronaldo é hoje mais conhecido do que o seu próprio país e que Portugal é cada vez mais o país de Cristiano Ronaldo. 
Infelizmente, não temos tido outros casos de cidadãos portugueses que nos tenham dado alegrias desta natureza que tanto fortalecem a auto-estima nacional e muito alimentam o orgulho nacional da nossa diáspora, sobretudo pela sua cobertura mediática a uma escala planetária. Muitas vezes, ao longo do tempo, os portugueses viveram sob o peso das dificuldades económicas e sociais, perderam a independência, foram invadidos e, ainda muito recentemente, houve meio mundo que nos humilhou e nos impôs padrões de austeridade altamente gravosos.
A proeza de Ronaldo é um quase-resgate e o seu notável desempenho futebolístico tem sido amplamente divulgado, pelo que aqui se regista apenas o facto singular de nunca um português ter sido tão conhecido e tão apreciado no mundo. No momento da sua consagração, Ronaldo voltou a fazer uma grande jogada e, no seu discurso em português, declarou: “Obrigado aos portugueses, este título também é vosso”.
Naturalmente, os portugueses retribuem: Obrigado, Ronaldo!

Sem comentários:

Enviar um comentário