quinta-feira, 1 de janeiro de 2015

Um bom ano para todos os meus leitores

A chegada de um novo ano é festejada em quase todo o mundo, não só porque representa o início de um novo ciclo em que se renovam as esperanças em dias melhores para a saúde ou para os negócios, mas também porque se tornou num ciclo festivo que entusiasma e estimula a vontade dos homens. O culto da passagem do ano continua a estar associado à ideia de abundância e daí a fartura das grandes celebrações gastronómicas que enchem muitos salões, assim como as festas populares cada vez mais sofisticadas que inundam de alegria as ruas e as praças das cidades. Porém, a passagem do ano também mantém algumas tradições e rituais particulares como sejam as corridas de São Silvestre, os banhos de mar nas águas frias de algumas praias ou até, aquela costumeira e desinteressante reportagem em que os repórteres identificam o primeiro bébé do ano.
Nos últimos tempos, em consequência de factores económicos e culturais diversos, as celebrações da passagem do ano globalizaram-se e generalizaram-se os espectáculos de luz e cor em que as cidades competem entre si com vistosos fogos de artifício, não só para animar as suas populações, mas também para atrair visitantes e, dessa forma, dar um incremento económico às respectivas comunidades.
Nas primeiras horas do novo ano as televisões e os jornais internacionais fazem sempre uma exaustiva divulgação das imagens dos festejos em Auckland e Hong Kong, Dubai e Moscovo, Nova York e Paris, Chicago e Londres, Rio de Janeiro e Berlim, mas as televisões portuguesas também nos mostraram as imagens dos festejos realizados no Funchal, em Lisboa, no Porto e em outras cidades.
Para assinalar o início de 2015 e como forma de desejar um bom ano a quem ler este texto, escolhi a expressiva primeira página da edição de hoje do The Daily Telegraph que se publica em Sydney.
Um bom ano para todos os que visitam a Rua dos Navegantes!

2 comentários:

  1. Obrigado. Um bom Ano para ti (e para a tua Rua) também!

    ResponderEliminar
  2. Leitor habitual deste interessante blogue, agradeço e retribuo ao seu autor os votos formulados e desejo-lhe um 2015 com muita saúde e pedalada para continuar a escrever aqui os seus textos simples e agradáveis mas ao mesmo tempo lúcidos e quantas vezes profundos.
    Um grande abraço.

    ResponderEliminar