quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

Uma grande derrota da jihad em Kobani

Adicionar legenda
Depois de 134 dias de cerco, a cidade curda síria de Kobani, situada na fronteira com a Turquia, foi libertada pelas forças curdas do YPG - as unidades de defesa do Partido da União Democrática (PYD) que é o principal partido curdo da Síria - que resistiram aos jihadistas com a ajuda dos peshmerga (forças iraquianas curdas) e dos ataques aéreos da coligação internacional liderada pelos Estados Unidos.
Os quatro meses de combates levaram ao abandono da cidade pelos seus 50 mil habitantes e deixaram a malha urbana completamente arrasada e sem água, electricidade ou mantimentos, mas livre dos jihadistas que abandonaram a cidade e que são agora perseguidos pelos arredores.
Kobani tornou-se o símbolo da resistência ao movimento jihadista e esta vitória já é considerada um enorme revés para as forças do Estado Islâmico, mas também a sua primeira grande derrota na campanha militar visando a expansão do seu autoproclamado califado. Essas forças terão perdido cerca de mil combatentes e grande quantidade de material de guerra mas, sobretudo, perderam a reputação que pretendiam criar de absoluta invencibilidade e de não poderem ser travados por ninguém.
O jornal independentista catalão ara que se publica em Barcelona, foi um dos raros órgãos de comunicação que hoje destacou esta notícia e compara a resistência de Kobani à resistência de Stalinegrado em 1942-1943 e de Sarajevo em 1992-1996. 
Porém, a libertação de Kobani não é apenas uma derrota para a jihad, mas é também uma significativa vitória para a nação curda. Certamente, esta vitória vai estimular o nacionalismo curdo e recolocar em cima do futuro tabuleiro negocial, a aspiração de reunir numa só pátria e num só território nacional os 28 milhões de curdos hoje dispersos sobretudo pela Turquia, mas também pelo Iraque, Irão, Síria, Arménia e Azerbeijão.

Sem comentários:

Enviar um comentário