quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

Uma publicidade peculiar e baratinha

Na Baixa Pombalina, que provavelmente constitui a mais atraente área histórica e comercial da cidade de Lisboa, existe uma boa concentração de restaurantes, pastelarias e casas de petiscos ou tascas, umas mais tradicionais e mais antigas, outras mais inovadoras e mais modernas. Pode dizer-se que na Baixa Pombalina estão presentes os sabores de quase todo o mundo, embora naturalmente sejam a gastronomia e a doçaria portuguesas as que mais se destacam.
Muitas casas, algumas delas centenárias, despertam o interesse dos gourmets do paladar apurado e do gosto pelas especialidades da gastronomia e da doçaria portuguesas. Algumas dessas casas são muito famosas, como acontece com os restaurantes Gambrinus, Martinho da Arcada ou João do Grão. Igualmente famosas são as pastelarias, como por exemplo a Ferrari, a Confeitaria Nacional, a Casa Brasileira ou a Casa Chinesa. Porém, as tascas especializadas em “vinhos e petiscos”, onde o visitante pode provar alguns dos mais apreciados petiscos portugueses, não são apenas famosas, como são um sinal identitário da Baixa Pombalina. Assim sucede, por exemplo, com a Tendinha, A Ginginha ou a Nova Pombalina.
A Nova Pombalina localiza-se na Rua do Comércio e, de vez em quando, utiliza uma peculiar publicidade que, além do mais, é baratinha. Junto a uma travessa de bem tostado leitão e duas cestas de apetecíveis bolas de pão caseiro cozidas em forno de lenha, por vezes está colada no vidro da respectiva montra uma toalha de papel onde, de forma insinuante, é pedido a quem passa: por favor não me lamba a montra.
Não sei se a frase é eficaz como mensagem publicitária, mas é certamente muito peculiar.

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