segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

Afinal ainda há “jobs for the boys”

O assunto não é novo, mas só de vez em quando aparece nos jornais: os partidos que estão no governo mantém a prática, já denunciada desde há muitos anos, de criar uma administração paralela de assessores, consultores e outros amigos, para além de fazerem nomeações partidárias para os cargos de topo da Administração Pública, comportando-se como verdadeiras agências de emprego para boys e girls.
Tem sido um espectáculo lamentável e ridículo que, ao longo dos anos, nos tem permitido assistir ao aparecimento de muitos dirigentes públicos medíocres e incapazes, sem qualquer qualificação nem idoneidade, além de muitas vezes serem uns serventuários do poder que se comportam como uns verdadeiros lambe-botas. A partir de certa altura foram estabelecidos concursos destinados à escolha dos dirigentes da Administração Pública, para despartidarizar e dar transparência às nomeações. Porém, o Jornal de Negócios a propósito das nomeações para os centros distritais da Segurança Social, revela hoje que “PSD e CDS ocupam todos os lugares na Segurança Social”. De facto, segundo noticia aquele jornal, o governo já fez 14 das 18 nomeações, sendo 11 dirigentes com ligações ao PSD e três com ligações ao CDS.
Por ter contornos tão escandalosos, o assunto chegou ao Parlamento onde esteve o presidente da Comissão de Recrutamento e Selecção para a Administração Pública (CRESAP) que, apesar de ter assegurado que escolhe os melhores, não teve resposta para o facto de “100% dos escolhidos serem do PSD e do CDS, como antes eram do PS”.
Significa que está tudo na mesma e que, quanto a transparência, até piorou. Há tempos, o Diário de Notícias (edição de 6-12-2012) informava que “Boys de Portas e Passos dominam a Segurança Social”. Hoje, mais de dois anos depois, aquele jornal bem pode continuar a escrever o mesmo título.
Com este sistema viciado, em que uma parte da sociedade que está enfeudada aos partidos políticos se apropria da máquina do Estado, todos perdemos. A Democracia sai enfraquecida e não há forma de ultrapassarmos as injustiças, a desigualdade e o nosso crónico atraso económico e social.

Sem comentários:

Enviar um comentário