segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

Este ano temos as festas das ruas floridas

Uma rua do Redondo em festa
Neste ano de 2015, por mero acaso, teremos as mais famosas festas das ruas floridas nas vilas do Redondo e de Campo Maior, embora esse tipo de manifestações de cunho popular de elevado sentido estético também sejam realizadas noutras localidades alentejanas.
No Redondo as Festas Ruas Floridas 2015 realizam-se entre os dias 1 e 9 de Agosto, com as principais ruas da vila a serem ornamentadas com flores de papel. As festas realizam-se desde 1838 sem periodicidade regular e com grandes interregnos, mas em 1998 passaram a ter um carácter bienal, tendo a sua última edição decorrido em 2013.
Em Campo Maior as Festas do Povo 2015 vão realizar-se entre os dias 22 e 30 de Agosto, tendo também como principal atractivo a ornamentação das ruas da vila com flores de papel. As festas começaram a ser realizar-se em 1909 mas realizam-se “quando o povo quer” e, portanto, sem peridiocidade estabelecida. Já foram realizadas vinte vezes, mas as últimas realizaram-se em 2011, depois de um interregno de sete anos.
As festas do Redondo e de Campo Maior são manifestações de grande diversidade e criatividade artística, sendo o resultado do trabalho colectivo e voluntário da população durante muitos meses. Atraem muitos milhares de pessoas e, por vezes, é literalmente impossível estacionar viaturas ou passear no espaço urbano das vilas. Porém, porque são um acontecimento cultural imperdível e de grande qualidade estética, são absolutamente imperdíveis, devendo desejavelmente ser visitadas fora dos dias e horas de maior afluência. Por isso, aqui se deixa uma recomendação: com ou sem praia, com ou sem férias, reserve já na sua agenda um dia para visitar o Redondo ou Campo Maior em Agosto, ou mesmo as duas vilas.

Sem comentários:

Enviar um comentário