terça-feira, 17 de março de 2015

O Brasil em protesto contra a corrupção

No passado domingo aconteceram grandes manifestações em dezenas de cidades brasileiras, nas quais participaram milhões de cidadãos, tendo as televisões de todo o mundo mostrado as imagens de um protesto de uma dimensão inesperada. Este tipo de manifestações acontecem habitualmente em contextos políticos e sociais de crise e de dificuldade económica, mas os milhares de pessoas que nelas participam e protestam, têm sempre motivações muito diversas, embora tenham um denominador comum que é o protesto ou a indignação contra qualquer coisa, que pode ser o governo e as suas políticas, ou a falta de emprego, ou a deficiência do serviço de saúde, ou o custo de vida, entre muitas outras motivações. No caso das históricas manifestações que aconteceram no Brasil as motivações dos manifestantes terão sido em primeiro lugar o protesto contra a corrupção, mas também o protesto contra a Presidente do Brasil e a exigência da sua destituição (impeachment), o protesto contra o Partido dos Trabalhadores (PT) e o protesto “contra os políticos”. Embora se estime que uma larga maioria dos manifestantes tivesse votado nas últimas eleições presidenciais de 2014 em Aécio Neves e no seu Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), a dimensão das manifestações revelou um enorme e geral desagrado com a situação política que se vive no Brasil e com alguns escândalos que minam a confiança das pessoas e desacreditam as instituições. A Presidente Dilma Rousseff reagiu e congratulou-se por ter visto centenas de milhares de cidadãos a manifestarem-se, pois isso era um sinal da liberdade dos brasileiros por que ela própria lutara e, relativamente à corrupção que corrói a sociedade brasileira, avisou que ela “é uma senhora idosa”.
Hoje o Correio Braziliense pergunta “que país é esse”, que assiste à prisão de altos quadros da Petrobras, que pede a destituição da Presidente, que enfrenta uma surpreendente crise económica e que parece ter deixado de acreditar nas suas potencialidades, nas suas energias criativas e no seu futuro.
Vista do outro lado do Atlântico, a situação brasileira é preocupante, pois é transversal à sociedade e tem contornos políticos, sociais e económicos. No entanto, trata-se de um ciclo menos favorável, que se sucede a um outro mais favorável, que os brasileiros saberão ultrapassar.

Sem comentários:

Enviar um comentário