sábado, 18 de abril de 2015

Lafayette "regressa" aos Estados Unidos

Vários jornais franceses, entre os quais o Sud Ouest que se publica em Bordéus, destacam hoje nas suas primeiras páginas a partida de Rochefort da réplica da fragata L’Hermione com rumo à América, 235 anos depois da viagem em que seguiu o jovem Gilbert du Motier, marquês de La Fayette. Então com 23 anos de idade, o marquês partiu no dia 20 de Março de 1780 para se juntar aos revoltosos americanos comandados pelo general George Washington e para lhes anunciar a chegada eminente de reforços franceses. Colocado no comando das tropas da Virginia, tornou-se um quase filho adoptivo de Washington, tomou parte nas grandes batalhas que levaram à derrota dos ingleses e tornou-se um verdadeiro herói nacional dos Estados Unidos com o nome americanizado de Lafayette. Os franceses decidiram evocá-lo como “o símbolo eterno da amizade franco-americana” e para isso decidiram construir uma réplica do L'Hermione.
A sua construção demorou 18 anos de pesquisas históricas, estudos e angariação de fundos para fazer aquele que os franceses afirmam ser o maior navio histórico a navegar, no qual serão usadas as técnicas tradicionais de manobra e navegação.
O navio é comandado por Yann Cariou, tem 54 tripulantes com uma média de idades de 27 anos, dos quais um terço são mulheres. A chegada às costas da Virginia está prevista para o dia 5 de Junho e, depois, o navio visitará 11 portos ao longo da costa americana, entre os quais Baltimore, Filadélfia, Nova York, Newport e Boston. O ponto alto desta viagem-memória será no dia 4 de Julho na Grande Parada de Nova York. Como é costume neste tipo de viagens dos veleiros ocidentais ao novo mundo, esperam-se muitos milhares de espectadores e de visitantes nos portos visitados, assim como milhares de pequenas embarcações à vela e a motor a escoltar o L’Hermione nas entradas e saídas dos portos visitados.
No dia 28 de Agosto de 2015 o navio estará de novo em Rochefort.

Sem comentários:

Enviar um comentário