quinta-feira, 16 de abril de 2015

Memória lusa: brasão de armas de Ceuta

No próximo dia 24 de Maio vão realizar-se em Espanha as eleições municipais e as eleições autonómicas e mais de 36 milhões de eleitores serão chamados às urnas, incluindo-se neste número os nacionais de países da União Europeia que residam em Espanha e estejam recenseados. Entre esses eleitores recenseados estão 20.684 portugueses.
As eleições estão a despertar muito interesse porque podem apontar tendências, num ano em que haverá eleições legislativas antes do fim do ano. Assim, para além das questões locais e regionais, o que está a despertar o interesse político dos espanhóis é saber qual vai ser a reacção do eleitorado em relação às grandes forças políticas em presença, isto é, que apoio vai dar ao Podemos (Pablo Iglésias), que confiança vai dar à renovação do PSOE (Pedro Sanchez) e que penalização dará ao PP e ao seu desgastado governo (Mariano Rajoy).
As eleições estão a mobilizar a cidade de Ceuta, que fica situada na margem sul do estreito de Gibraltar e que tem 18,5 km2 de superfície e o estatuto político de cidade autónoma. Tem cerca de 80 mil habitantes, dos quais 59 mil são eleitores. Desde 2001 que a cidade é governada pelo alcaide-presidente Juan Jesús Vivas (PP) e nas últimas eleições para o parlamento autonómico o PP elegeu 18 dos 25 deputados (65%).
A edição de hoje do diário El Pueblo de Ceuta dedica toda a sua primeira página às eleições e, na fotografia que retrata a última sessão plenária da Assembleia de Ceuta na actual legislatura, destaca-se o brasão de armas da cidade, um dos seus símbolos identitários herdado dos portugueses.

Sem comentários:

Enviar um comentário